domingo, 21 de julho de 2013

O que será que acontecerá com a "Barbie"?

Bom pessoal vim aqui falar com vocês uma coisa muito seria, que pode mudar no futuro da nossa querida "Barbie", bom vejam alguns documentários que achei na internet:


Por que o declínio da Barbie não é brincadeira para a Mattel

Queda de 12% nas vendas do ícone prejudica balanço trimestral da empresa e aponta preferência por outras bonecas

Sean Gallup/Getty Images
Boneca Barbie
A boneca mais bem-sucedida da história está começando a mostrar sinais de envelhecimento
São Paulo – Em março, a Barbie completou 54 anos de vida. Sua silhueta continua a mesma, mas a popularidade já viu dias melhores: as vendas globais da boneca despencaram 12% no segundo trimestre de 2013, comparado ao mesmo período do ano passado. Para sua fabricante Mattel, a notícia não é brincadeira: é a quarta queda trimestral seguida.

Leia Mais

Em balanço divulgado nesta quarta-feira, a maior empresa de brinquedos do mundo anunciou que seu resultado operacional foi de 131,4 milhões para 94,8 milhões de dólares – uma queda de 28%. As vendas gerais chegaram a 1,17 bilhão de dólares, 1% a mais do que no primeiro trimestre de 2012.
Dividindo as contas
O lucro também cresceu no mesmo percentual, mas Wall Street esperava mais. Depois de valorizar 30% nos últimos 12 meses, a ação da empresa caiu cerca de 7% após a divulgação dos resultados – a maior queda em um único dia desde abril de 2012, segundo a Bloomberg. Os rendimentos por ação foram de 28 para 21 centavos de dólar.
A Mattel enfrenta um mercado desafiado por tendências que mudam rapidamente, concorrência de produtos eletrônicos e restrições à publicidade infantil. As divisões Hot Wheels, de carrinhos, e Fischer-Price, para bebês, também caíram levemente. A esperança da empresa, pelo menos por enquanto, parece estar nas chamadas “Outras Garotas”, que apresentaram um aumento de 23% nas vendas.
Estão neste grupo as bonecas “Monster High”, versões simpáticas de monstros clássicos que tem como público alvo as pré-adolescentes, e as “American Girls”, uma espécie de Barbie maior com proporções mais normais. A boneca mais famosa do mundo pode até manter seu status de ícone cultural, mas vai precisar contar cada vez mais com as suas colegas para pagar as contas.

BONECAS

Monster High está ofuscando a Barbie

Enviar por e-mail
Imprimir
Aumentar letra
Diminur letra
Fonte Normal
Barbie e Monster High, da Mattel
Barbie e Monster High, da Mattel
PUBLICADO EM 19/07/13 - 03h00

As vendas globais da mais famosa boneca do mundo, a Barbie, lançada em 1959, caíram pelo quarto trimestre consecutivo, segundo informações publicadas pelo site do jornal “The Guardian”.

De acordo com a publicação, no segundo trimestre deste ano as vendas do produto recuaram 12%, apontando que as meninas estão preferindo a boneca Monster High, atual fenômeno de vendas. Ambas são fabricadas pela Mattel.
De acordo com o “The Guardian”, a Mattel afirmou que o lucro da empresa com a Barbie supera US$ 1 bilhão (R$ 2,5 bilhões) por ano. A fabricante irá lançar uma nova linha da Barbie com acessórios visando o Natal.
O total de vendas da Mattel subiu 1% no trimestre, para R$ 2,63 bilhões, graças ao sucesso de vendas da Monster High.

Bom pessoal essa é uma realidade que eu não queria está vivenciando, simplesmente eu estou chocado, há um tempo atras, eu havia visto isso, mas era apenas 2% de queda nas vendas da Barbie no mundo, agora tudo ficou mais serie, bom até o momento a Mattel não desistiu da boneca "Barbie", até porque a Barbie foi quem fez a Mattel ser a maior fabrica de brinquedos do mundo, e graças a Barbie também, que a Mattel ficou conhecida mundialmente, e agora tudo está quase que indo de água à baixo, mas temos que ter espeças, pois tenho certeza absoluta, que a Mattel não desistirá tão fácil da Barbie, sabe o Por que?             Por que o lucro da Barbie supera R$2,5 Bilhões de reais, mas Monster High fez subir 1% no primeiro trimestre, Monster High está sendo no momento a esperança da Mattel, pois se não fosse elas, estava sujeito a Mattel entra em uma crise ferrada, pois a Barbie de qualquer maneira é a que mais vende, você pode comparar a quantidade de produtos que a Barbie tem e outra marca de brinquedos da Mattel, por isso que a Mattel está super preocupada, pois sem a Barbie, tem uma super solução para a crise, e é por causa das quedas da Barbie, que a Mattel está diminuindo seus lucros, mas eu tenho certeza que terá uma solução para isso, uma das coisas que poderia subir as vendas da Barbie, poderia ser um filme da Barbie com Monster High juntas, pois assim uni o útil ao agradável  pois assim uni os dois publico e por causa disso muitas pessoas que compram Monster High podem voltar a comprar Barbie's, e eu sei porque a Barbie teve uma certa queda, pois as meninas acham mais atraente a Monster High por causa das cores, mas muitas das vezas elas não podem comprar por causa do preço, então acho que outra solução seria fazer bem Barbie's coloridas, poderia ser até uma edição da coleção "Fashionistas", você sabem que a boneca Sassy, é meia rara, por causa que muitas meninas compraram ela, então, a boneca Sassy tem um estilo diferente, radical, onde a combinação das roupas e acessórios não fazem parte da vida dela, e nas bonecas "Monster High" é isso que acontece, então eu acho que bonecas assim fariam as vendas subir, mas é isso pessoal, agora é com vocês, digam oque vocês acham disso tudo e mostrem uma solução que vocês acham que daria certo.

60 comentários:

  1. Não não !!!!!!!
    Isso não pode estar acontecendo :O
    A barbie é um icone da moda e essas Monster High são umas merdas elas são totalmente feias fora de moda tudo !!!!! aiiiiiiiii to nervosaaaaa que raiva que raiva elas não são normais elas são monstras idiotass !!!!!!!!!!!!!!
    mas tambem essa meninas nem sabem escolher oq é bom a vá pelo amor de Deus esse mundo ta perdidooo !!!!!!!!!
    vo começa a protesta,é moda mesmo !!!!!!!!!!!!
    eles deveria é parar de vender essa coisas horrorosas !!!!!!
    vo choraaaa !!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu respeito quem gosta de Monster High, mas por eu gosta tanto da Barbie, acabo ficando com raiva delas, mas de qualquer maneira a Barbie é mais vendida, e é bem provável que ela terá um jeito de fugir dessa, assim como em 2004, em que ela deixou o Ken e ficou com o Blaine, agora a Barbie tem que chamar a atença de outra forma, eu estou chocado, muito triste, mas Deus sabe de todas as coisas!!!
      :(

      Excluir
    2. Espero !
      Mas assim mesmo estou muito triste com isso estou arrasada :'(
      O mundo não poder ficar sem a barbie :(
      Mas Ela tem que conseguir ! Ela vai !
      Tenho fé : )

      Excluir
    3. Gosto de Mh, mas eu amo ainda mais a Barbie, e a Mattel, tem culpa, eles investiram de mais nas Mh, agr eles tão mal com a Barbie, mas vão lucrar no mesmo jeito, pq mh também é deles

      Excluir
    4. Seria uma boa filme da Barbie e Mh, a Barbie poderia ter umas versões que usam mais preto, e outras cores, pq tudo é ROSA, ROXO, E AZUL, certo, e se a barbie e a mh fossem juntas, quem gosta de mh iria comprar a barbie, mh

      Excluir
    5. Verdade, uma coisa também todas as bonecas MH são articuladas, e as Barbie's, apenas as Fashionistas e algumas "Eu Quero Ser"!!!
      Quem sabe a Mattel lança um filme assim?...
      :D

      Excluir
  2. gente que triste mais eu não estou tão magoado pois estou querendo uma monster high ainda este ano pois minha irmã tem 5 barbies e eu 1 ai enjoa então este ano estou querendo uma monster high e no proximo as ever after high de preferencia a Raven e a Briar! :´(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É mesmo, muitas meninas, como eu tem umas 10 15 barbies, ai chega uma hora que elas querem algo diferente, minha prima vai fazer 10 anos, e tem 15 barbies que ela usa, e como já tem todas essas quer uma Mh, pra mudar, Eles tem que tentar fazer coisas da Barbie que atraiam meninas de 12 anos, que são mais maduras, tipo um Tablet, de verdade, produtos de beleza, como maquiagens boas de verdade, não aquelas de brinquedo sabe.

      Excluir
  3. Nossa, isso além de serio é triste, mas acho que a Mattel
    não desistiria da Barbie, pois ela sim ainda é quem dá
    o lucro maior a empresa. Com certeza, a Mattel encontrará
    soluções para sair dessa crise, e torço para que consiga
    rápido.
    Abraços!

    ->barbieseumundopink.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. eu estou supeeeer abalado,chocado,acabado,aaaaaaaaahhhhhhhhhhhhhh não da pra se conter eu......eu..................eu................ EU vou ficar doido eu vou protestar,agora eu sei com aquelas pessoas ficaram com muita raiva é protestaram,eu tou com tanta iraaaaaaaaaaa,momster high não tem nada de beleza elas podem até está no top das dolls mais vendidas,mais elas não tem nada de bonita nessa boneca elas tem uma cabeção uma cara horrorosa sem nenhum sorisso uns corpos tão magros parecem um pirulito monstro auqlmas tem dentinhos sem graça nadadeiras patas rabos,é outras coisas eu acho que no tempo da minha vô uma doll dessas era uma coisa horrossa mais já que estamos NÓS FINAIS DOS TEMPOS uma boneca monstra é a coisa mais linda e´fashion é moderna do mundos´oque pelo menos paami não é eu até gostava de algumas personagens mais agora eu não gosto de nehuma monstras dessas nem o animal delas eu gosto,se a barbie está com as vendas menores porque a mattel não da o que gente quer as fashionistas com roupas que você disse lindomar co m aquelasorupas suprlindas inovadoras não é para imitar essas mosntras é para fazer roupas lindas com estanpas marabilhosas acéssorios inovadores sem repetissões,como as fashionistas eram antes os que do com os nomes de cada amiga da barbie,com estamaps é modelos devestidos causa é roupas totalmente inovadoras mattel pensem como osfnas dabarbie não como um fan da monster high,é isso que queremos roupas para a barbie inovadoras vestidos é causas é acéssorios novos chega derepetição orupas inovadoras atrevidas co mestampas listras é tudo que é maravilhoso não um vestido rosa um roxo outro azul outro verde,a mattel também poderia fazer dvs co mhisotiras totalmente novas da barbie os filmes dabarbiestão com um grafioc muito ruim eu não gosto desse grafico do filme novo da butterfly,é esses filmes novos estão cada vez mais arecidos,é eugosteidasua ideia do filme da barbi com monster high tipo uma guerra entre elas amsi elas setornarias amigas, QUEM GOSTAR DE MOSNTER HIGH ME PERDOEM MESMO MAIS EU ACHO QUE OS FANS DE MOSNTER HIGH TAMBÉM FICARIAM COM MUITA RAIVA SE ISSO FOSSEM COM ELES,É UEESOTU COMUITA RAIVA É MUIT0 TRISTE POR ISSO,lindomar me desculper pelo enorme comentario MAIS EU PRECISAVA DESABAFAR SOBRE ESSE ASSUNTO,eu espero que você tenha lido tudo rsrsrsr,mais eu sei que deus vai resolver:D

    ResponderExcluir
  5. Nossa que notícia triste :(
    Eu acho que a mattel deveria investir em Barbies com looks normais, tons de pele variados, Barbies ruivas e asiáticas com mais frequência... Isso poderia salvar a Barbie, diversificar deixá-las diferentes com looks menos extravagantes e sim mais simples como os de uma garota normal, enfim melhorar, porque sinceramente não dá mais apenas dolls loiras e com roupas estranhas, chega de glitter, de vestidos e sim shorts, saias blusas e muitas outras coisas... Bem esta é minha opinião!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade!
      Eu acho que a Mattel poderia fazer bonecas com calças e tudo mais, mas em relação ao Glitter, eu acho um pouco legal, mas não tenho muitas Dolls, então não sei muito do assunto!!
      :D

      Excluir
    2. verdade gnete,eu acho que tirar o glitter não pois o glitter é uma das coisas da personalidade da nossa loirinha mais difrência causa sias blusas vestidos estampas bonitas:D

      Excluir
    3. Eu também acho isso, mas desse assunto em relação às bonecas não posso falar!!!
      :D

      Excluir
  6. Muito triste isso, seria chato se um dia eu tivesse uma filha e não poder dividir com ela um pouco da minha infância. Bom acho que devemos fazer algo para que podemos mudar isso, uma ideia é divulgar novas bonecas tipo as da coleção LITD
    e lojas onde elas estão sendo vendidas, estou pensando em uma nova campanha para que podemos mudar esse futuro o que acha da ideia Lindomar ??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Bom desde que mostramos as novidades, estamos divulgando os produtos!!!
      Bem que seria legal, mas teríamos que ter um grupo de pessoas reunidas, eu acho que uma pessoa só não vai fazer muita diferença, e teríamos que pedir permissão às lojas, mas e aí?
      :D

      Excluir
    2. verdade nós deveriamos todos unir nossa forças:D

      Excluir
  7. #Chateada..... A Barbie consegui o auge até agora, é só porque monstrinhas começarão a dar sucesso, o povo não quer mais as tão sonhadas garotas?
    Ah para,nada supera a Barbie.. Foi ela que fez muita garota sonhar!
    Nada contra com as Monstrinhas, porem elas não tem o brilho e o glamour que a nossa querida Barbie tem, não mesmo... .-.

    ResponderExcluir
  8. Gosto tanto de barbies como de monster high, acho que a barbie vai conseguir superar isso, porque a barbie foi a boneca que deu origem a praticamente todas as bonecas de hoje! Acho que a barbie vai conseguir dar uma volta por cima e retornar triunfalmente! Nao tenho raiva das Mh, pelo contrario, adoro elas, alguns podem ficar com raiva delas, mas o que elas fizeram? Elas ajudaram a Mattel a conseguir lucros! E por que ter raiva delas? Elas são só bonecas! Assim como à muitas pessoa que estão comprando Monster high sem parar, há muitas pessoas fieis na Barbie que nunca vão deixa-lá! Acho que o melhor à fazer agora é esperar, e ter fé na "rainha das bonecas"
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, foi a Barbie. isso é verdade, tem muitas pessoas fieis à Barbie. É mesmo!!!
      :D

      Excluir
  9. Só acho que a Barbie deveria achar outro jeito de voltar as vendas.Eu não sou muito fá dela e amo Monster High mas não por causa das "cores",mas sim porque eles tem uma filosofia "Be unique,be yourself,be a monster" e a palavra "monster" é uma metáfora:todos somos monstros porque ninguém é perfeito,alem de terem um estilo único e incrivel.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Talvez. Eu não acho que todos somos monstros, pois Deus nós fez à semelhança dele, e Deus não é um Monstro!!
      :D

      Excluir
    2. verdade lindomar,niquem é perfeito mais niquem também e um mosntro pois somos obras de deus:D

      Excluir
  10. A barbie e uma loira oxigenada idiota e so usa rosa e tem sapatos repetido monster high tem mais de 160 sapatos sem repetir

    ResponderExcluir
  11. Para mim a queda das Barbie foi por causa da baixa qualidade, principalmente na linha playline e também a falta de criatividade e variedades!! Por exemplo: a linha I Can Be: todas com o Face Mold Genereation e várias profissões repetidas, Fashionistas: sobe o preço de $50,00 para $60,00 e a qualidade dos acessórios e das roupas cai, e os looks de quase todas da linha são vestidos. As Monster High da linha básica quase todas): apesar de custar caro, os looks delas são variados, vem com suporte, um pet, escova e diário!!
    P.S: Essas foram as causas que fez eu desistir de várias Barbie da linha playline!!

    ResponderExcluir
  12. GENTE BURRA E ALIENADA!A CULPA DISSO E DE VOCES,COLLECIONADORES IDIOTAS!BURROS SE VOCES PARRASEM DE COMPRAR ESSAS BARBIES GAYS E RIDICULAS,A MATTEL TERIA MELHORADO A A QUALIDADE DAS BONECAS E NAO FARIA ESSAS MERDAS QUE ESTAO NAS PRATELEIRAS,SE VOCES TIVESSEM DADO VALOR E COMPRADO AS SO IN STYLE EM QUANTO ELAS ESTAVAM NO BRASIL!ELAS ESTARIAM AQUI ATE HOJE E NAO ESSAS BOSTA DE BONECAS HORRIVEIS E CHEIAS DE FRESCURA E VIADAGEMS DESNECESSARIAS,RACISTAS,IDIOTAS,BURROS IMBECIS,A POR ISSO QUE AS FASHION ROYALITY ***** COM A BARBIE


    JA A MATTEL,SAO UMS IMBECIS,LADROES,MELHOREM LOGO ESSAS ***** DE BONECA!SE NAO VOCES VAO A FALENCIA!PAREM DE ROUBAR!BOTEM NA CABEÇA DE VOCES QUE A SOLUÇAO E INVESTIR NAS FASHION DOLLS!NAO NESSAS MERDAS COLORIDINHAS!

    SO TENHO AS FASHIONISTAS QUE EU GOSTO!NAO GASTO MEU DINHEIRO COM MERDA

    BY:ARTUR HENRICK

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não acho, eu não acho que se compara Fashion Royality com a Barbie, pois a Barbie é de crianças já essas Fashion Royality não. bem que se pararem de comprar eles vão investir mais, porem isso já começou, veja as bonecas de Life in Dreamhouse, as roupas são frente e verso, e tem todas as articulações.Verdade, eu até que as vezes penso em comprar bonecas que não articuladas, mas eu desisti, sei que posso ter uma decepção!!!
      :D

      Excluir
  13. Oi Lindomar, tudo bem? Nossa eu estou bem impressionado, meio assustado até! Mas para ser bem sincero, imaginei que um dia isso iria acontecer pois as monster high mostram a diferença as vezes um pouco fora da realidade mais sempre ensinando a respeitar e que nem sempre as pessoas são iguais, conviver com as diferenças dos outros. A Barbie é uma gracinha mas também bem diferente da maioria das meninas de hoje, as coisas mudaram bastante! A Barbie sempre naquela perfeição e com a chegada das ever after high acredito que só vá piorar. Entendo a sua raiva pelas monsters mais vamos ser bem realistas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kevin, sim e com você?
      Verdade, mas na serie "Life in Dreamhouse" mostra como as coisas são na vida real!!
      :D

      Excluir
  14. Oi Lindomar, tudo bem? Nossa eu estou bem impressionado, meio assustado até! Mas para ser bem sincero, imaginei que um dia isso iria acontecer pois as monster high mostram a diferença as vezes um pouco fora da realidade mais sempre ensinando a respeitar e que nem sempre as pessoas são iguais, conviver com as diferenças dos outros. A Barbie é uma gracinha mas também bem diferente da maioria das meninas de hoje, as coisas mudaram bastante! A Barbie sempre naquela perfeição e com a chegada das ever after high acredito que só vá piorar. Entendo a sua raiva pelas monsters mais vamos ser bem realistas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kevin, sim e com você?
      Verdade, mas na serie "Life in Dreamhouse" mostra como as coisas são na vida real!!
      :D

      Excluir
  15. pessoas eu não sou contra a Barbie e nem contra a Monster high,MAS eu acho que elas deveriam se dar bem as duas linhas são fofas e maravilhosas deveriam viver em paz pois são da mesma marca,do mesmo estilo e lindas.é só minha opinião
    beips!*3*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem sabe um dia isso aconteça, mas a união tem que começar pela Mattel!!!
      :D

      Excluir
  16. É que eles tem que inovar nas bonecas, e se eles abaixarem o preço delas, elas vão er mais compradas, e eu toh ai neste 12%, este ano comprei 1 doll, e 1 Ken, pq to esperando aquele carinha ir nos eua, e comprar lá que é mais barato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu estou nos 88%, pois esse ano comprei 4 Dolls já, mas eu acho que abaixando os preços não resolveria, pois veja os preços das MH, elas vendem bastante, e oque precisa melhorar e a qualidade em alguns aspectos, como nas roupas das Fashionistas, tem mais Dolls com calça...
      :D

      Excluir
  17. As Mh, assim como as American Girls, também são baseadas na barbie, quem veio primeiro? Elas tem flexões, e a barbie tmb, elas são monstras, com versões mais magras, dqa barbie

    ResponderExcluir
  18. Leia Isso, mas se publicar me de créditos


    Bryan Stockton, presidente-executivo da companhia, disse que as vendas da Barbie foram prejudicadas em parte por outros produtos da Mattel, especialmente a linha popular de bonecas Monster High, que retrata alunas góticas e grotescas de uma escola de segundo grau.

    Mas a Mattel não vai abandonar suas operações da Barbie, iniciadas 54 anos atrás.

    Stockton disse que a boneca "ainda se enquadra bem aos modelos de aspiração que meninas gostam de seguir" e que a companhia lançará produtos eletrônicos relacionados à Barbie no fim deste ano.

    No Brasil, as vendas da boneca cresceram -a empresa não divulgou números.

    "Parece que começa um declínio cíclico da Barbie", afirmou Gerrick Johnson, analista da BMO Capital Markets. Ele diz ter ouvido falar de meninas que expulsaram Barbies de suas casas de bonecas para abrir espaço à linha Monster High.

    Segundo Johnson, as vendas da linha Barbie nos EUA caíram 50% desde 2000, declínio que deve muito ao lançamento das bonecas Bratz, da MGA Entertainment.

    O produto rival causou uma batalha de direitos de propriedade intelectual entre as duas empresas, que a Mattel perdeu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom pelo menos, no brasil cresceu as vendas, isso mostra que o Brasil não perderá a Diva de mão!!!
      :D

      Excluir
  19. Lim Falei no Face da mattel sobre a ideia do filme da Brabie com Mh, olha o que comentei:

    Olá vi que a Barbie teve uma grande queda, vi em um blog que fala sobre ela, então o dono do blog comentou que vocês poderiam fazer um filme da Barbie com as Monster High, e eu achei bem interresante, unir os dois brinquedos, por isso vim aqui passar a ideia para vocês.Boa Sorte

    ResponderExcluir
  20. a barbie ta muito sem criatividade

    ResponderExcluir
  21. Na minha opinião, deveriam repaginar mais uma vez as fashionistas, mudando a cor das suas roupas e diminuindo o excesso de glitter, outra coisa que seria bem legal é colocar a Midge entre as fashionistas, aumentar os modelos de acessórios e por fim, colocar menos rosa nas roupas da Barbie, ou seja com detalhes rosa mas não totalmente. Aiiii... eu adoro todas as coisas da Barbie e se ela eixar de existir e as Monsters ficarem em seu lugar... não quero pensar nisso. Mas eu percebi que as meninas estão preferindo as Monsters.

    ResponderExcluir
  22. A queda das vendas também ocorreu devido ao local onde as barbies são produzidas, se vc for olhar na própria boneca ou na caixinha, verá Made in China, o que significa? produção em grande escala com baixo custo, ou seja... falta de qualidade na matéria prima, no design do produto e o resultado? um produto de qualidade inferior. Por outro lado, não deixei de comprar barbies rsrsrs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, eu sabia disso, mas não havia me ligado!!!
      :D

      Excluir
  23. Eu acho isso ridículo gente!
    MH já estão ficando fora de moda.
    Barbies que dominam a muito mais tempo.
    E se a Mattel abaixa-se os preços quem sabe a gente não iria comprar e eles não estariam na falência.Eu acho que todo final de ano a Mattel deveria fazer um feirão,abaixar os preços de TODAS as barbies.Queria ver eles reclamando agora :_
    E só pra revoltar a Mattel vou comprar umas 500 barbies.
    Hahaha :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também acho, só que o problema não é a Mattel, ela gosta da Barbie e está preocupada com isso, é as pessoas que estão preferindo o outro lado da coisa!!!
      :D

      Excluir